[Lac] Informativo Eletrônico SETE PONTOS n° 29 - para concretizar a sociedade do conhecimento

Adilson Cabral acabral at comunicacao.pro.br
Mon Dec 5 17:54:00 GMT 2005


Já está disponível na Web - http://www.comunicacao.pro.br/setepontos a versão número 29 do Informativo Eletrônico SETE PONTOS.

O Informativo Eletrônico SETE PONTOS tem o propósito de evidenciar a materialidade dos princípios manifestados no documento "Sete princípios: prioridades propostas pela sociedade civil - CMSI", elaborado pelo Comitê de Redação do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil em Conteúdos e Temas para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.

É uma iniciativa de professores e estudantes universitários e conta com a participação de colaboradores do meio acadêmico e da sociedade civil, para contribuir com o debate sobre a disseminação e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade.

Os temas da edição n.29 são os seguintes:
Apropriação social das TICs
Digitalização das rádios comunitárias: quem vai pagar a conta?, por Prof. Adilson Cabral
Diante de um futuro em que as rádios funcionarão apenas no formato digital, após um período de transição que poderá ser de até 10 anos, cabe perguntar quem pagará a conta dos equipamentos para garantir a transmissão das rádios comunitárias, independentemente do sistema digital a ser adotado no país. (texto completo)

Do local ao global
CMSI no século XXI: dos documentos à ação, por Profª Eula Cabral
A CMSI conseguiu reunir governos, empresas e sociedade civil em busca de soluções para a tão “sonhada” sociedade da informação. Porém, é preciso ir além: transformá-la na sociedade do conhecimento. Algo que só será possível se os atores envolvidos se unirem e lutarem juntos, pois, é preciso trabalhar em prol do homem para que o século XXI tenha como meta o ser humano, e não a tecnologia. (texto completo)

Acesso Público
Sociedade brasileira ganha vitória na Justiça contra Rede TV!, por Profª Eula Cabral
Desde outubro, a sociedade civil e o Ministério Público Federal se levantaram contra a Rede TV! por permitir a violação dos direitos humanos e manifestações contra o homossexualismo no programa “Tarde Quente”. Luta difícil, mas que rendeu vitória histórica para a sociedade brasileira. (texto completo)

NossosMeios
Comunicação é debatida por redes de direitos humanos em Bissau, por Prof. Adilson Cabral
Em busca do processo de redemocratização e dos direitos humanos, foi realizado em Guiné-Bissau a I Conferência Internacional de Luta contra a violência baseada no gênero e nas crianças. Dividido em cinco painéis, no de comunicação as maiores preocupações eram a estrutura das rádios, regulação mais compatível com o papel da comunicação no país e formação de uma rede de jornalistas que possa interagir com organizações sociais. (texto completo)
Soluções e usos
Muitos esforços - Trabalho ativista: Myoungjoon Kim em movimentos sociais, entrevista por Gabriele Hadl, tradução Sheila Morello
Ele é um trabalhador ativista, um fabricante de documentários, um criador de redes de contatos, um organizador social, um lobista da política da mídia e um pensador estratégico. Seu trabalho é catalisar movimentos para a TV pública, a rádio comunitária, e isto já inspirou incontáveis povos a criar uma sociedade mais democrática em termos de comunicação. (texto completo)


Para enviar uma matéria jornalística, artigo ou sugestão para o informativo, envie email para acabral at comunicacao.pro.br
Para asinar nossa lista e receber o SETE PONTOS periodicamente, envie uma mensagem para o email setepontos-subscribe at yahoogrupos.com.br, com título e corpo da mensagem em branco.
Para ver o SETE PONTOS na Web, visite o seguinte endereço: http://www.comunicacao.pro.br/setepontos.

Atenciosamente,

Adilson Vaz Cabral Filho (Coordenador)   
Eula Dantas Taveira Cabral (Editora)
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: http://mailman-new.greennet.org.uk/pipermail/lac/attachments/20051205/b867b802/attachment.html


More information about the Lac mailing list